Amigo de Deus

 

Mensagem ministrada em 22 de maio de 2005


TEXTO BASE: (João 15.14-15) “Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”.

INTRODUÇÃO: Em dias como os de hoje, bons relacionamentos têm sido de suma importância. No meio empresarial e industrial, ter bons fornecedores, boas linhas de crédito é fundamental para o crescimento das empresas. No meio social, ter boas amizades, boas influências têm sido também muito importante. Algumas pessoas até mesmo brincam dizendo que para ser admitido em uma boa empresa é preciso ter um Q.I. alto. Quociente de Inteligência? Não, “Quem Indica”. O fato é que se dá muita importância a bons relacionamentos. Infelizmente, poucas pessoas se preocupam em ter dentro das suas linhas de relacionamentos, a intenção de manter um bom relacionamento com Deus. Se preocupam com fornecedores, créditos, influências, mas deixam o melhor de todos os relacionamentos para segundo plano, isso quando o deixam. Existe um homem que foi muito abençoado por Deus porque se tornou “Amigo de Deus”. Que possamos entender um pouco mais acerca deste relacionamento, e quem sabe, colhermos os mesmos bons frutos que este homem colheu. E para tanto é preciso que aprendamos três aspectos desenvolvidos na amizade com Deus:

TEXTO ILUSTRATIVO: (Gênesis 18.1-21) "Apareceu o SENHOR a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste. Apressou-se, pois, Abraão para a tenda de Sara e lhe disse: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze pão assado ao borralho. Abraão, por sua vez, correu ao gado, tomou um novilho, tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo. Tomou também coalhada e leite e o novilho que mandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé junto a eles debaixo da árvore; e eles comeram. Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste. Tendo-se levantado dali aqueles homens, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. Disse o SENHOR: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito. Disse mais o SENHOR: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei".

1. INTIMIDADE SAGRADA: Abraão teve Deus como hóspede (v. 1-5). E nós podemos também o ter: (João 14.23) “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. (Apocalipse 3.20) “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Para sermos amigos de Deus é preciso hospedá-lo em nosso coração, em nossa casa, em nossa família, em nossa vida. E isto é possível!

2. HUMILDADE GENUÍNA: Abraão não se ensoberbeceu por ter tido o privilégio de ter hospedado a Deus (v. 6-8). Pelo contrário, ele mesmo se predispôs a fazer o que era necessário para o bom acolhimento às visitas tão sublimes. Quando se é amigo de Deus isso não sobe à cabeça. Pelo contrário, é aí que a humildade mais aparece: (Lucas 14.11) “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”. Para ser amigo de Deus é preciso cultivar uma humildade genuína.

3. REVELAÇÃO ESPECIAL: A Abraão foram revelados os propósitos de Deus para ele, e para os seus contemporâneos (v. 9-14; 17-19). Como amigos de Deus, podemos conhecer Seus planos e a sua perfeita vontade: (João 15.15) “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”. A revelação da vontade de Deus, Ele a revela somente aos seus amigos.

CONCLUSÃO: Deus nos quer como seus amigos, e amigos íntimos. Muitas vezes estamos desesperados e sem rumo em nossa vida porque buscamos ter bons relacionamentos em tudo e com todos, menos com Deus. Achamos que isso não é preciso, não é necessário, mas é. Abraão experimentou o melhor da vida a partir do instante em que se aplicou a ser amigo de Deus. O mesmo pode acontecer com você. Basta tão somente você entender esta proposta que Deus te faz hoje. Aceite Jesus em sua vida, e desfrute desta amizade que revolucionará todo o seu ser.

Se a sua resposta for positiva, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem