Dons e Talentos

 

Mensagem ministrada em 8 de julho de 2005


TEXTO BASE: (1ª Pedro 4:10) “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.

INTRODUÇÃO: A multiforme graça de Deus nos dá a segurança de que somos aceitos por Ele por intermédio de Jesus Cristo. E nesta aceitação, o nosso Deus nos capacita para que possamos servir uns aos outros como bons despenseiros. O fato é que muitos confundem a maneira como Deus nos capacita, principalmente em se tratado de dons e talentos. Todos nós temos dons e talentos, alguns podem estar adormecidos ou até mesmo fora de uso. Outros podem ser desconhecidos por você, mas ele está aí, pois Deus não faz acepção de pessoas. E é importante estarmos esclarecidos acerca disto, pois este conhecimento nos ajudará a organizar a nossa vida e descobrimos o que Deus tem para nós.

TEXTO INSPIRATIVO: (1ª Coríntios 12.4-6) “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”.

Para maior compreensão, vamos desenvolver o estudo desta passagem em ordem inversa.

1. DIVERSIDADE NAS REALIZAÇÕES: (v. 6) "E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”. Esta diversidade de realizações é dada pelo próprio Deus, e envolve o tamanho do campo de atuação em que vivemos. Refere-se à nossa vida social, secular, onde buscamos realizações em várias áreas, tais como a estudantil, a profissional, a social. Os talentos e aptidões de cada um são distribuídos por Deus, para que atuamos em várias esferas.

2. DIVERSIDADE DE MINISTÉRIOS: (v. 5) "E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo". Esta diversidade de serviços é dada por Jesus, e envolve o nosso sacerdócio no lar, como também o nosso ministério na obra de Deus. É Jesus quem vai te chamar para exercer ministérios, seja em sua casa e família, seja na Igreja. Isso envolve os ministérios de ser pai, mãe, conselheiro, missionário, evangelista, pastor, etc.

3. DIVERSIDADE DE DONS: (v. 4) “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo". Esta diversidade de dons é dada pelo Espírito Santo, e envolve a nossa edificação e a do nosso próximo. É algo mais estreito, mais pessoal e relaciona-se com o comprimento dos mandamentos de Deus, que é amá-lo acima de qualquer coisa e amar ao próximo como a nós mesmos.

CONCLUSÃO: Deus lhe concedeu talentos e dons para que sejam manifestos através de sua vida, não importando o seu grau de conhecimento. Em alguma coisa você é “expert”! Em alguma área Deus quer que você atue com a destreza que Ele te deu. A nossa vida é expressa na sociedade, na família e nos relacionamentos, e em todas estas áreas, Deus te capacitou para vencer. Mantenha um relacionamento com Ele por meio de Jesus, e você descobrirá o melhor de si e de Deus. E para descobrirmos o melhor de Deus em nós, é preciso que entreguemos a nossa vida a Ele por meio de Jesus. Você gostaria de fazer isso agora?”

Se a sua resposta for positiva em aceitar a Jesus como Senhor de sua vida, entre em contato conosco. Fale de sua de decisão, e faça seu pedido de oração: {Clique aqui}


Mensagem anterior - Próxima mensagem -

Outras Mensagens


Dê a sua Opinião sobre esta Mensagem - Imprima esta Mensagem